Hoje em dia, a maior usina hidrelétrica do mundo é a de Itaipu, ela está no ranking das sete maravilhas do mundo moderno. E é também uma das construções mais bonitas do Brasil.
O desvio do rio foi feito no ano de 1978, para começar a barragem, que é o lugar onde a água é armazenada. Depois de quatro anos, em 1982, a barragem foi construída e só no dia 5 de outubro de 1984, a usina entrou em funcionamento.
Essa usina produz muita energia, o primeiro motivo é porque ela é muito grande, isso quer dizer que ela tem várias turbinas (são elas que produzem a energia). O segundo motivo é que a queda de sua água é muito grande (118 metros) e quanto maior mais energia é produzida.
Desde 1984 várias pessoas de vários países vieram visitá-la ehoje em dia mais de 10 milhões de pessoas já a visitou. Todo dia cerca de 1300 pessoas vão a Itaipu para ver essa beleza.
Muitas pessoas acham que esse tipo de usina só tem vantagens, mas existem também desvantagens. Para construir uma hidrelétrica é preciso alagar um grande espaço, e quando esse território está ocupado por pessoas, é preciso tirá-las desse lugar; outro motivo é que ela depende muito do ciclo da água. Mas também existem vantagens como: o custo baixo para fazer energia, não polui tanto o ambiente e nunca para de produzir energia.
A maior usina do mundo, a de Itaipu, está ameaçada a perder o título de “maior usina do mundo” para a construção da usina hidrelétrica chamada três gargantas, na china.
Felipe Livorati Oliva Garbelini Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário